O aspirantado é a primeira etapa dos que respondem ao chamado de Deus para a vida no Carmelo Descalço. Nesta etapa tudo é novo: o ritmo da vida comum, o nosso modo de orar, o convívio, a adaptação a uma nova casa e a uma nova família. O autoconhecimento, favorecido pelas exigências da vida comum, da oração intensa, do trabalho manual e apostólico leva ao conhecimento de si para discernir o próprio chamado à Vida Consagrada no Carmelo Descalço.
Depois do aspirantado, o jovem passa à segunda etapa da sua iniciação no Carmelo e começa a certificar-se de que o Carmelo é seu lugar. O Postulantado, portanto, é a etapa em que o candidato prepara-se para elaborar o pedido de ingresso em nossa vida. Nesta etapa iniciam-se os estudos de nossa espiritualidade e de nosso estilo de vida. Dá-se continuidade ao acompanhamento pessoal; intensifica-se a experiência da oração pessoal e silenciosa e mantém-se o empenho do candidato no apostolado e trabalho manual.
Sendo o noviciado a etapa central da formação inicial da Ordem, procura-se propiciar ao noviço experimentar os aspectos fundamentais de nossa vocação: vida de oração, vida fraterna, apostolado e trabalho. O dia no noviciado é orientado para o cumprimento desses objetivos. Logo cedo a comunidade se reúne para celebrar o Ofício Divino e a Eucaristia. Em seguida nos reunimos para a primeira refeição em comum. Após, cada qual se ocupa com algum trabalho. Há para os noviços tempo de formação e estudos. Ao meio-dia nos reunimos para a oração, para refeição e recreio. Seguem-se outros trabalhos e estudos. Ao cair da tarde, temos a oração litúrgica e a oração mental. Depois, temos a refeição em comum, recreio e oração da noite. Os dias são marcados por certa regularidade e silêncio, excetuando-se os tempos dedicados à pastoral e a outras recreações.
Terminado o tempo do noviciado e feita a profissão simples ou temporária dos votos de castidade, pobreza e obediência, continuamos nossa formação para viver com maior plenitude nossa vocação no estilo do Carmelo Teresiano. O objetivo primordial do período dos votos temporários é que o religioso desenvolva, aprofunde e consolide os fundamentos da vida religiosa e carmelitana propostos durante o noviciado, adquirindo maturidade humana e espiritual requeridas para ser admitido à Profissão Solene. O segundo objetivo fundamental é dar ao candidato uma formação intelectual e prática que o prepare para sua futura vida de carmelita descalço a serviço da Igreja. Esta etapa compreende o tempo dos estudos acadêmicos de Filosofia (3 anos) e Teologia (4 anos).
Província São José – Brasil
Cúria provincial
Rua Piauí, 844
CEP: 01241-000
Higienópolis
São Paulo – SP