Quem são os Carmelitas Descalços Seculares?

A Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares corresponde à expressão laical do carisma recebido por Santa Teresa de Jesus e deixado aos seus filhos e filhas como herança espiritual. Juntamente com os frades e as monjas, somos um ramo dessa mesma árvore fecunda que, ao longo de séculos, tem florescido e frutificado em grandes testemunhas e personalidades referenciais para a Igreja e para o mundo. 

Enquanto leigos consagrados, vivemos a dimensão carismática do Carmelo Teresiano na trivialidade do cotidiano, uma vez que o Carmelo é uma vocação que atinge todas as pessoas nas suas mais variadas expressões de vida. O carmelita secular traz para a Ordem como um todo a riqueza singular da sua secularidade. Unidos aos frades e monjas carmelitas, com quem compartilhamos igual dignidade e bens espirituais, mostramos ao mundo a beleza de nossa vocação, que não exige um estado de vida específico, mas uma sincera disposição de espírito e determinação de vontade para viver a proposta do Carmelo.

O mundo é o espaço primordial no qual somos chamados a ser carmelitas. Por meio dos seculares, a riqueza e a beleza do Carmelo saem dos claustros e dos muros conventuais para chegar aos rincões mais diversos da sociedade. Somos, portanto, estudantes, médicos, advogados, professores, diaristas, auxiliares de limpeza; somos ainda cozinheiros, empresários, aposentados, desempregados, jovens, adultos e anciãos, casados ou solteiros, celibatários dedicados à missão ou pais e mães de família com seus compromissos do dia a dia. Porém, entre tantas expressões sociais, podemos nos reconhecer como iguais em um aspecto muito importante de nossa vida: somos carmelitas, e o Carmelo é também nosso espaço de santificação e de vivência eclesial.

Como comunidade cristã, congregamos em grupos e comunidades para viver como irmãos a nossa vocação. Geralmente nossos encontros são quinzenais, neles rezamos juntos, formamo-nos enquanto discípulos de Cristo e nos confraternizamos como irmãos que somos. Essas comunidades e grupos se organizam em estruturas maiores, dirigidas por seculares, mas acompanhadas e ajudadas pelos frades carmelitas. 

Enfim, depois de tantos séculos o Carmelo continua vivo e atuante, não apenas na vida religiosa, mas também e sobretudo na vocação do leigo e da leiga que, no meio do mundo, não só testemunha sua vida cristã enquanto povo de Deus, mas testemunha igualmente uma vida de amizade com Deus aos moldes do Carmelo Descalço.

www.ocdsprovinciasaojose.blogspot.com
www.ocdssaojose.org